14 de dez. de 2008

A primeira vez a gente nunca esquece

Faz tempo, foi em 1997. Na época, me encontrava cursando a 5ª série do antigo 1º grau. Gostaria de descrever aqui, em detalhes, a primeira vez que usei a internet. Quem pensou outra coisa, deveu! Eu tinha 10 anos e era um mini-nerd incomum: tinha assinatura da revista Superinteressante, queria ser "cientista da NASA", mas jogava bola (e muito bem... artilheiro em time de adultos [tudo bem que eram velhos barrigudos]), sacaneava na escola, tinha minha própria gangue, fazia esportes (judô, natação e futsal [um absurdo tudo isso {por isso que sou magro até hoje}]) e ao mesmo tempo estava sempre lendo e me informando sobre as inovações tecnológicas.

Então, na época, tínhamos acabado de comprar um computador "de ponta", mas que fica no chinelo perto dos modelos atuais. Era um desktop Compaq Presario (um Pentium 3 slot 1 morto de lento, com uns 64MB de memória DIMM, no máximo). Ele era preto, o que era o máximo na época. Cara, nem nos filmes da Sessão da Tarde existia computador preto, imagina na minha casa! Eu ficava maluco usando esse computador... Imprimia diversas folhas com desenhos no Paint e outras imagens sem qualquer lógica. Vieram alguns CDs com jogos (idiotas) que me faziam perder a tarde jogando. Mas eu não esquecia de, no fim da tarde, descer pro térreo pra brincar de pira-se-esconde, pira-camisada, polícia-e-ladrão (de verdadinha, com arma de pressão/réplicas da Sig Sauer) ou gato-mia na casa de alguém.

Até que um dia eu li na Superinteressante sobre um troço chamado internet... Fiquei doido com o que li. Pasmo... Era um negócio virtual (esse conceito estava pouco definido no meu imaginário incipiente) que dava pra fazer um monte coisas. Eu iria poder me comunicar pelo computador, acessar páginas da internet e ficar "conectado ao mundo" (aquele papo de propaganda e tal)!

Na revista sempre tinha uma seção com sugestões de sites da internet pra acessar, mas eu ficava só na vontade porque tinha um computador que só se comunicava com ele mesmo e já tava ficando chato jogar Pinball do Windows e eu já tinha zerado praticamente todos os games que eu tinha (só faltava Tomb Raider que mostrava a Lara Croft toda quadrada e um Star Wars escroto). Enchi o saco pros meus pais arranjarem a tal da internet...

Eis que surgiu a possibilidade de ter internet! E sem pagar provedor (pois era caríssimo)... Graças ao discador da UFPA eu conseguia ter acesso via conexão discada. Era lento, mas era legal! Tudo começou quando minha irmã entrou no site de bate-papo da UOL (que existe até hoje) e me botou pra conversar com alguém de lá. Eu tava tremendo... Digitei um "oi, tudo bem?" quase chorando de tão magnífica conquista. E quando recebi a resposta "tudo, e você?" eu quase infartei. A parti daí, só alegria. Depois eu acho que fui me tornando geek e lammer a ponto de conseguir fazer algumas máfias pra conectar de graça, usando 0800.

E hoje eu to aqui, tenho MSN, Orkut, blog, baixo música, vídeo e jogos por peer-to-peer. Sou mais um escravo consciente e consensual da internet. Quero saber até onde isso vai chegar...

2 comentários:

  1. "Enchi o saco pros meus pais arranjarem a tal da internet..."

    "Tudo começou quando minha irmã entrou no site de bate-papo da UOL (que existe até hoje) e me botou pra conversar com alguém de lá. Eu tava tremendo... Digitei um "oi, tudo bem?" quase chorando de tão magnífica conquista. E quando recebi a resposta "tudo, e você?" eu quase infartei."

    Danillo, foi mais ou menos assim que aconteceu comigo... foi num bate-papo da UOL. Fiquei muito nervosa também... e, a pessoa que estava conversando comigo perguntou se eu estava nervosa. Eu disse que não. Mas, como eu digitava bem devagar, ela disse assim: "Não tah a fim de digitar, então o que tu estás fazendo aqui?" Poooo... eu queria bater um papinho, era a minha "primeira vez". Mas, ás pessoas que vinham falar comigo não etendendiam que eu era criança e não sabia digitar rapidão! Eu sempre me ferrava!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse teu post Danilo... morri de ri aqui te imaginando infartando com um "tudo, e com você"!! uahuahha

    Demais a descrição.

    bjs

    by: Dani Padilha

    ResponderExcluir

Vai, pode falar!