16 de dez. de 2008

Crash Tests

O que determina se um veículo irá garantir a segurança de seus ocupantes em uma situação de acidente de qualquer natureza, quer seja esta decorrente de imperícia ou falha mecânica são os resultados nos chamados Crash Tests realizados antes que estes cheguem aos consumidores.

Crash Tests nada mais são do que séries de testes que simulam diversas situações de acidentes com veículos. Para tal é determinante que haja a destruição de exemplares idênticos aos que saem da linha de produção através de simulações de colisões contra anteparos imóveis. São realizadas colisões frontais, laterais, etc.

Vários parâmetros são avaliados com relação à resistência do veículo e, inclusive, há como se avaliar possíveis lesões que possam ser provocadas nos ocupantes através da avaliação das condições de bonecos denominados dummies, que são posicionados inicialmente íntegros no interior dos veículos no início dos testes. Os dummies reproduzem características físicas semelhantes às dos seres humanos. Variáveis tais como estatura, peso de cada segmento do corpo, articulações, entre outras características anatômicas, para cada faixa etária.

Há veículos que se saem muito bem nos testes, resultando em dummies íntegros ao final, com boa absorção de impactos, assim como há veículos (principalmente chineses [e não japoneses]) que são tão péssimos que dá pena dos dummies.

Abaixo, coloquei alguns exemplos de Crash Tests.

O primeiro, é de um carro chinês com tração 4x4. O dummy se ferrou...



Agora temos um Mercedes classe C, um dos modelos mais simples da montadora.



E aqui um Crash Test com avião, da NASA.



Por fim, um Toyota Corolla com carroceria típica de 1993 a 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai, pode falar!