19 de dez. de 2008

Guia prático de igrejas evangélicas


Vou logo avisando: muita gente que ler isso aqui vai ficar com raiva. Amigos e familiares meus, inclusive, mas eu não estou preocupado. Se você se considera evangélico e não que ficar mordido, não leia. Depois não diga que não avisei. Paciência...

Vou listar os tipos de igrejas evangélicas tal como consigo classificá-las segundo minha subjetividade baseando-me na vivência adquirida ao longo dos anos:

1- Igreja evangélica tradicional


O nome já diz tudo: trata-se do tipo de igreja que tem uma história mínima de pelo menos uns 30 a 40 anos e um legado moral a zelar perante a sociedade. É aquele tipo de igreja em que as moças andam com roupinhas comportadas e elegantes (não cafonas ou bregas) apenas sem decotes. Nessas igrejas você não encontrará saiões ridículos vestidos por mulheres provavelmtente iletradas ou cabelo ao nível da coluna lombar. Pelo contrário, as pessoas que a freqüentam são cultas, razoavelmente granadas e são decididas: vieram pra ficar, de geração em geração. As músicas são as mesmas desde 1980. Nem é necessário atualizar o Cantor Cristão. Entra ano, sai ano, é a mesma coisa.

2- Igreja evangélica sensacionalista


Típica e facilmente reconhecida. Geralmente quem as freqüenta tem baixa escolaridade e baixo poder aquisitivo. O discurso é emocionalmente carregado, com pastores treinados no Rio de Janeiro. São empresas e fazem mais sucesso e lucros que redes de supermercados ou farmácias. Geralmente têm emissoras de TV próprias, templos com arquitetura carregada de grandiosidade, o que dá ao pobre freqüentador a sensação de inclusão social. O rebanho é massivo, contando com milhares de pessoas que chegam a pagar 50% de seus salários mensalmente em campanhas miraculosas que prometem riqueza, luxo, ostentação e distância de demônios inconvenientes.

3- Igreja evangélica moderninha


Local cheio de pessoas cult adoradoras de Deus, na essência. Discurso sincero, emocionado, porém útil, de grande aplicabilidade e pragmatismo. Pessoas inteligentes a freqüentam e os cultos não têm apelo financeiro declarado tal como vemos na categoria anterior, apesar de serem igrejas-berço para a projeção de grandes artistas do ramo da música gospel, que chegam à fama sem precisar do Ídolos. O equipamento de áudio é profissional e muitos cultos se assemelham a programas de televisão que veiculam música. Os músicos são bons do ponto de vista técnico, mas são geralmente meio pomba-lezas. Verdadeiros shows... Vendem CDs dos levitas na saída.

4- Igreja evangélica improvisada


São as chamadas "tendas". Não se sabe se não há verba suficiente para construir um templo de alvenaria ou se a aparência circense é proposital para arrebanhar adeptos envergonhados que não têm coragem de entrar em nenhuma das três categorias anteriormente citadas. São praticamente ecologicamente sustentávies pois gastam pouca energia elétrica com equipamento de som de baixa categoria e iluminação fluorescente ou luz solar. Não se sabe como (ou se) as companhias de energia elétrica cobram o serviço. Geralmente ficam localizadas em frente a paradas de ônibus, de modo que, se você se deixar levar pelo discurso e seu bonde estiver demorando demais, entre, pegue uma cadeira plástica e fique à vontade. Não esqueça de dar uma oferta.

8 comentários:

  1. hum... não li nada polêmico, sinceramente.
    É um texto descritivo normal!

    Ficou legal

    ResponderExcluir
  2. adorei...ficou bacana Danillo...na vera gostei do blog. Parabéns!
    =***********

    ResponderExcluir
  3. Eu li do teu lado e já dei minha opinião! :D

    ResponderExcluir
  4. Faltaste falar sobre o seu templo!!! (corpo)
    e agora???
    mas é engraçado, é quase isso mesmo que tu escreveste!!!
    Só faltou te descrever!! abs...vou te adicionar!!
    :D

    ResponderExcluir
  5. hehehe não é so belém que é um ovo!! mas a rede de blogspots tb! hehehe
    Bom, isso tudo é veru.. mas como o joão falou, so falta saber a respeito de vc.. tem igreja p todo gosto! o Deus é o mesmo, o motivo é o mesmo.. Jesus! Ele é Ele indepedente das falhas humanas..
    God bless! ;)

    ResponderExcluir
  6. Inteligente o texto. Não vi nada polêmico também. Assim como outros que li nesse blog. Por isso o autor deve ter achado é graça quando leu certas coisas nos comentários.

    Tem gente que fica tão preocupado com o "templo" do corpo que esquece da alma. Tem muitas pessoas por aí amando e louvando a Deus mas esquecendo de amar o próximo como a si mesmo, digo isso no seu dia-a-dia. Critica sem ver que tem tudo para ser criticado também. (Leiam Cl 2, 16-19)

    Independente disso, que bom se as pessoas pensassem mais como a frase final da Bass_girl e menos como o tal João.

    ResponderExcluir
  7. hahaha, pensei que não fosse ter mais comentários :)

    ResponderExcluir
  8. É um "causo séurio" mesmo!!! No entanto, a igreja é feita por homens...logo é imperfeita. E imperfeições são fáceis de serem destacadas. Na minha própria pessoa, vc pode citar várias... mas e o aquilo que os olhos não vêem? Hein hein?

    Saberemos um dia, se valeu a pena se prender a tais detalhes... eu prefiro servir com os olhos no Altíssimo, com o meu próprio estilo de ser... independente desses estereótipos.

    No mais, tudo que está escrito, possui certo teor verossímil. =]

    Vou te add no Blog! ;) Bj Danilovsk!!

    ResponderExcluir

Vai, pode falar!