8 de dez. de 2008

Papo de micreiro agoniado

Putz! Hoje meu computador me deu um susto tão estridente que eu senti a pleura raspando no pericárdio. Como de costume, quando acordo, antes de mais nada (me refiro a café da manhã e higiene pessoal), ligo o computador. Às vezes ele já se encontra ligado, mas hoje, por exceção absoluta, dei a ele uma merecida noite de sono. Enfim, a onda toda é que hoje eu apertei o botão do "ON", esperei ele carregar o Windows, aí quando eu menos espero: "BEEP! ... BEEP! BEEP! BEEP! ... BEEP! ... BEEP! BEEP! BEEP!" (para os leigos: "Pííí! ... Pííí! Pííí! Pííí! ... Pííí! ... Pííí! Pííí! Pííí!). Aí travou!

Parecia naqueles filmes de ficção científica em que os caras "do mau" invadem a base da galera "do bem". e todo mundo corre de um lado pro outro falando "May Day! Fall back!" ... Fiquei desesperado... Pra quem saca um pouco de informática, esse bips podem significar desde um mau contato nos slots de memória até a queima do processador ou da placa mãe, o que, na altura do campeonato (eu, liso, fumado, com nome prestes a ser encaminhado ao saudoso SERASA e amigos do SPC - não me refiro ao grupo de pagode "Só pra Contrariar"), fiquei cabreiro. Foi frito o négocio!

Diante dos fatos, lá fui eu usar meus dotes de engenheiro da computação amador emergente, graduado pela High Tech Google Networks, formado em Tecnologia da Informação pela Wikipedia e associado como membro honorário do fórum do Clube do Hardware. Deu pra notar que meu currículo é bamba... Mas, em todo caso, eu sou capaz de montar e desmontar um computador brincando (sou um lammer profissional também). Enfim, fui eu que montei esse computador comprando peça por peça, então ninguém melhor que eu mesmo (convencido) pra fazer esse serviço.

Fui à luta... Desconectei todos os cabos (que tinha arrumado perfeitamente ontem), que por sinal, deu um trabalho do cão, arranquei o gabinete das entranhas da minha mesa, o coloquei na minha cama (que, a esse ponto, parecia muito mais uma mesa cirúrgica) e parti pra incisão. Empunhando uma chave de fenda, removi os parafusos palpitando, remoendo minhas vísceras vazias de moribundo recentemente acordado, ainda com remelas, respirando frouxamente e suando frio enquanto a aflição daquele hardware me assolava. Após aberta a lata, olhei a placa mãe e, nenhum sinal de capacitor tufado ou componentes visivelmente queimados por superaquecimento. Mas isso não quer dizer nada.

Não queria mexer em muita coisa (tenho pena). Então fui ao principal: reposicionar as memórias (duas Kingston DDR2 667MHz de 1GB cada). Troquei os slots das duas, colocando nos banks número 2 e 4, em dual channel mesmo. Não toquei em mais nada, fechei o gabinete, pluguei tudo bonitinho denovo, liguei o cabo de força pedindo aos elétrons para serem bonzinhos comigo, e apertei o botão de ligar... Essa hora foi tensa! Senti meu rim apertado por longos 8 segundos, mas deu certo. FUNFOU normal denovo! Égua do apuro que eu passei hoje. Chega perdi a fome do café da manhã. Talvez eu almoce ainda hoje.

O pior é que até agora eu não descobri a causa do problema. Talvez meu computador esteja mesmo é querendo me sacanear, já que eu sacaneio tanto ele deixando ligado por horas fazendo download. Isso deve ser um saco pra ele, coitado. Acho que ele não iria reclamar se ficasse jogando Call o Duty World at War ou qualquer joguinho mais legal.

Bom, espero estar contando aqui ainda mais aventuras de um presidiário urbano em liberdade do mesmo porte desta história e outras ainda mais fuderosas.

Um comentário:

  1. Bicho, essa parada da memória ram acontece aqui na minha lata velha tbm... de tempos em tempos.
    Só que no meu caso é mais simples: basta tirar e recolocar meu pentezinho de 512mb. =]

    Um abraço e sucesso com o BLOG, tá ficando "filé"!!

    ResponderExcluir

Vai, pode falar!